“As Primeiras”: Documentário Resgata a História Oculta da Primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol


Em cartaz nos cinemas nesta semana, o documentário As Primeiras, dirigido por Adriana Yañez, joga luz sobre uma página pouco conhecida da história do esporte brasileiro: a formação da primeira Seleção Feminina de Futebol do Brasil, nos anos 1980.


Com depoimentos emocionantes de seis ex-jogadoras — Elane dos Santos, Leda Maria, Maria Lucia da Silva, Marilza Martins, Marisa Pires, Roseli de Belo e Rosilane Camargo — o filme mostra o surgimento de uma geração de atletas em meio à adversidade. Até 1983, o futebol feminino era proibido no Brasil, por decreto desde 1941, durante o Estado Novo.

A pesquisadora Aira Bonfim, responsável pela pesquisa do longa, destaca uma ligação entre essas atletas e a geografia carioca:

“Esse grupo de pioneiras que a gente escolheu, elas habitam os mesmos bairros suburbanos cariocas em que essas equipes apareceram na década de 40. Então, é quase que uma retomada.”

O documentário revela que essas mulheres continuam vivendo nas comunidades do subúrbio do Rio de Janeiro, perto dos 60 anos, mantendo vivas as lembranças e a amizade que nasceram nos campos.


Leda Maria Abreu, moradora de Itaboraí e ex-cabeça de área da seleção, relembra seu início aos 17 anos:

“Tivemos o apagamento de uma geração inteira. O filme mostra o quanto lutamos, o quanto sofremos para estar nos campos, contra tudo e contra todos.”

Apesar do pouco retorno financeiro na época, essas atletas buscaram novos caminhos após a interrupção precoce de suas carreiras. O filme mostra reencontros entre elas, partidas simbólicas e a força de uma amizade que sobreviveu ao tempo e às dificuldades.

Para a diretora Adriana Yañez, o longa vai além do esporte:

“Quase quatro décadas depois, elas continuam nas mesmas comunidades, vivendo de trabalhos informais, mas têm orgulho e alegria pela história que viveram. A força da amizade feminina e a resiliência delas é inspiradora.”

📆 Onde assistir?

“As Primeiras” está em cartaz em cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A partir do dia 17 de abril, o documentário estará disponível em plataformas de streaming (confira o serviço na sua região).



💬 Opinião 

Este documentário é mais que uma homenagem; é uma reparação histórica. Em tempos de debate sobre igualdade de gênero, “As Primeiras” oferece uma poderosa lição sobre resistência e amor pelo esporte. Imperdível para quem valoriza a memória, a justiça social e o futebol brasileiro em todas as suas formas.

🔗 Fonte da Matéria

Texto baseado em matéria publicada pela Agência Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement